
O nosso filme documentário “Mestre Sirso, quando o Mundo É Silêncio a Vibração É Mestre“, foi um dos dez projetos selecionados para a participação do programa Mentorias FIM20.
O programa Mentorias, faz parte do projeto Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), que está em sua segunda edição. O intuito do projeto é criar conexões, trocas e intercâmbios que possam acelerar projetos audiovisuais de novos talentos femininos de todas as idades, etnias e regiões do Brasil.
Mais de 250 cineastas, roteiristas e realizadores de todo o país participaram inscrevendo seus projetos de séries, longas-metragens e telefilmes documentais ou de ficção. Os dez projetos selecionados receberão consultoria online e individuais de um grupo de dez mentoras especialistas nas áreas de criação, produção, distribuição e negócios.
As mentorias com profissionais especializadas permitirão que novos talentos femininos aprimorem abordagens, formatos e narrativas dos seus projetos e ampliem oportunidades de negócios e atratividade dos projetos junto a editais, fundos, canais, distribuidores, streaming, festivais.
A seleção levou em conta originalidade do projeto, qualidade técnica e artística e adequação ao mercado, priorizando projetos em estágios intermediários de criação e produção. Cerca de metade das vagas foram destinadas a mulheres negras e indígenas, mirando a pluralidade de narrativas audiovisuais no cinema, TV e streaming.
O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, foi criado em 2018 visando a equidade de gênero na indústria cinematográfica e a valorização de filmes dirigidos por mulheres.
Uma consideração sobre “Aprovação no projeto Mentoria FIM20”